Seja Bem-vindo!

Controlador de carga

Quando se fala em sistema fotovoltaico off grid é indispensável o uso de controlador de carga para fazer a ligação das placas fotovoltaicas com as baterias, isso se deve ao fato que as placas trabalham com uma tensão muito maior que as baterias, e se conectadas sem ele poderão danificar o banco de baterias com a tensão maior que a bateria pode suportar, fervendo a água dentro da bateria. O controlador de carga, como o próprio nome diz, controla a carga que o painel insere no banco de bateria, se a bateria já está carregada ele corta a injeção de energia na bateria até baixar a carga e se fazer necessário o carregamento da bateria, com isso prolonga a vida útil do seu banco de baterias.

Tecnologias PWM e MPPT

Sabemos que controladores de carga são indispensáveis para a instalação de sistema fotovoltaico off grid, porém há duas tecnologias no mercado de controladores. Um importante adendo é saber diferenciar tecnologia, de categoria e marca. Por exemplo, se formos falar de televisão lcd de 32 polegadas da LG, sabemos que: A marca é LG, a tecnologia é LCD e a categoria é 32 polegadas. O mesmo acontece com os controladores de carga, sendo eles da marca 60Hz Energias, por exemplo, de 10a (categoria) e PWM (tecnologia). A mesma marca de produtos pode ter uma infinidade de produtos na categoria PWM, sendo de 10A, 20A, 30A.

O que significa 10A, 20A, 30A...?

Como o controlador de carga controla a carga, que na física carga é chamada de corrente (o símbolo de corrente é um A) na hora de desenvolver o controlador de carga é preciso ter um limite de até quantos ampertes o controlador pode suportar, esse limite é indicado em sua categoria, 10A por exemplo.

Então a corrente que a placa solar pode gerar não pode passar de 10A, caso contrário irá sobrecarregar o controlador e ele irá queimar. Então caso conecte mais placas em paralelo, você deve somar as correntes para saber qual controlador você deve usar.

Ligação em paralelo?

Sim, há dois jeitos de conectar equipamentos. Uma é ligando o positivo no positivo do outro equipamento (essa é uma ligação em série) ou ligando o positivo no negativo do outro equipamento (essa é uma ligação em paralelo).

Você precisa saber o que cada ligação faz pois precisará escolher qual delas você irá utilizar em seu sistema, saber isso com antecedência evita comprar equipamentos que não funcionem com a sua ligação.

Como assim?
Por exemplo, você tem um motorhome, e sua ligação é em 12v (é uma ligação bem comum em motorhomes) e você quer utilizar a sua geladeira que é 220v.
Para isso você vai precisar de mais de uma placa solar, provavelmente, mais de uma bateria. Para manter o sistema em 12v:
Se tiver mais de 1 placa você irá precisar ligar as placas entre si em paralelo (dessa forma terá a soma das potências, a soma da corrente, mas a tensão 12v se manterá). E irá precisar ligar as baterias entre si em paralelo (dessa forma terá a soma da corrente, mas a tensão 12v se manterá).
Ligará a bateria no controlador e por fim as placas no controlador.

Beleza, mas onde entra o 220v?
Bem, nem as placas solares, ou controladores e nem mesmo as baterias irão te entregar o sistema em 220v para você ligar a sua geladeira e sair funcionando, até aqui foi montado um sistema 12v, para inverter essa tensão de 12v para 220v é utilizado o inversor que precisa ter em sua entrada 12v pois o seu sistema é 12v e a saída 220v, preste muita atenção se o modelo de inversor vai te atender de acordo com o seu sistema.

Para escolher o seu controlador de carga clique aqui.

Fale Conosco pelo WhatsApp
Equipe técnica online